ROCK AND ROLL

Rock and roll (também escrito rock'n'roll) é um gênero de música que emergiu e se definiu como estilo musical no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-géneros no que hoje é definido simplesmente como "rock".
Actualmente, a palavra "rock and roll" tem diversos significados, seja para definir o rock tradicional ao estilo dos anos 50, ou para definir o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop. Desde finais da década de 50 até meados dos anos 90 o rock foi provavelmente o estilo musical mais popular no mundo ocidental.
Os instrumentos mais comuns no rock'n'roll são a guitarra elétrica, o baixo, a bateria, e muitas vezes um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50.

ESTILOS DO ROCK

DÉCADA DE 50: REBELDES BEM VESTIDOS

O rock n'roll nasceu da mistura de cinco gêneros musicas distintos da musica americana, são eles:

• Northern Band Rock'n'roll: Espécie de versão com guitarra das big bands de Kansas. O maior nome do estilo era Bill Halley.

• New Orleans Dance Blues: Gênero em que predominavam baladas, tendo o piano como instrumento principal. Little Richard e Fats Domino se destacavam.

• Memphis Country Rock: Conhecido também como Rockabilly, era basicamente música caipira "branca", tocada com guitarra elétrica. A gravadora Sun, que descobriu Elvis era a principal desse tipo.

• Chicago R&B (rhythm and blues): É basicamente uma versão negra do rockabilly, que tinha Chuck Berry e Bo Diddley como mestres.

• "Grupos Vocais" Sem instrumentos, podem ser comparados às "boys bands" de atualmente. Eram bandas em que era usado somente a voz, sem instrumentos. Frankie Lymon and the Teenagers era o grande sucesso da época.

• Rockabilly: Conhecido como country-soul, foi o estilo de rock de Carl Perkins, Gene Vincent, Eddie Cochran, Johnny Burnette e Dorsey Burnette.

• Country rock: é conhecido também como o lado “caipira” do rock. É bem parecido com o Rockabilly, e suas maiores estrelas foram Bill Halley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e Bob Luman.

• High-School rock: Um estilo de rock racista. Ele veio para substituir a música negra.

• Classic rock: Esse tipo de rock é uma mistura de vários outros tipos de músicas sejam elas rock’n roll ou não. Seus maiores representantes foram Elvis Presley, Chuck Berry, Bo Diddley.

DÉCADA DE 60: DROGAS, GENIALIDADE E ATITUDE.

Momento mais popular e prolífero do rock, trazia as idéias de quem tinha visto o rock surgir e de quem não havia conseguido sucesso na década anterior, o movimento anti-guerra e as drogas, combinados deram origem ao pensamento dessa década.

• Psicodelismo/Acid rock: O acid rock, buscava reproduzir os efeitos da maconha e do LSD usando distorções, pedais de efeito, teclados, escalas hindus ou muito volume. Os seus principais nomes do acid rock foram os grupos The Doors, Jefferson Airplane, Grateful Dead, Love e Jimi Hendrix. No psicodelismo, pressupõe se que não seja necessário tomar ácido para fazer acid rock, bastando usar distorção e efeitos "viajantes".

• Rock experimental: Um rock que misturava elementos de vários estilos musicais, associáveis ao rock ou não. Costuma ser confundido com o progressivo e/ou psicodélico, embora rock experimental seja a melhor denominação. Caracteriza-se pela complexidade musical, menor que a do rock progressivo, mas ainda assim elevada. Beatles(fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e vários outros encaixam-se nessa categoria.

• Rock progressivo: Músicas de longa duração, desde os quatro minutos até os discos de uma única faixa; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita, o blues, etc. Exemplos mais ilustres: Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd e King Crimson, bem como o Rush em meados dos anos 70 e o Marillion nos anos 80. Marcantes na evolução do rock nos anos 60 foram os festivais de música, como o de Woodstock em que se apresentaram nomes como Jimi Hendrix e Santana e o de Monterey, que teve a presença de Janis Joplin. No Brasil, essa evolução do rock surgiu com A Bolha em 1965.

• Surf music: Com pegadas fortes e distorcidas, e com traço principal o reverb (eco). Muitas das bandas são apenas instrumentais, podendo haver apenas o Baixo. Considerar as banda Los Straitjackets, e no Brasil Retrofoguetes. É importante não confundir Surf music com Surf rock, onde temos os Beach Boys.

• Ópera rock: Estilo de rock que conta histórias com muitos minutos. As óperas mais famosas incluem Tommy e Quadrophenia, do The Who, Arthur, do The Kinks, S.F. Sorrow, do The Pretty Things, The Wall, do Pink Floyd e The Celebration Of The Lizard King do The Doors.

• Garage rock: Para estes roqueiros, celebridade e muita grana importavam ainda menos que sofisticação musical, qualquer um pode fazer rock de garagem, basta ter instrumentos, saber três acordes ou marcar um 4/4 e uma garagem ou quarto. É também conhecido como proto-punk, já que o punk foi inspirado nesse estilo. O estilo é conhecido, basicamente, pelas composições "Wild Thing", da banda inglesa The Troggs, e "Leader of the Pack", das americanas The Shangri-Las.

• Blues rock: Esse estilo de rock contém extrema influência de blues, Rolling Stones, Janis Joplin, Doors, Cream e The Who são os precursores. Deu origem ao hard rock. Considerado por muitos um estilo purista.

DÉCADA DE 70: REBELDIA, PESO E SALTO ALTO

No final da década de 60 houve um retorno a um rock mais direto e primitivo, como uma resposta daqueles que não gostavam da psicodelia, sendo que como resultado a psicodelia sumiu, deixando somente o seu "filho": o rock progressivo.

• Hard rock: O estilo que marcou esta década combinava perfeitamente a modernidade do alcançada com o rock e o clássico, além de estilos como blues e jazz. As bandas conhecidas como a tríade que deram início ao movimento foram: Led Zeppelin Black Sabbath e Deep Purple (para cujo estilo foi cunhado o termo heavy metal, para fins de definição), mas nomes como AC/DC, KISS, Queen, Rainbow, Whitesnake, Grand Funk Railroad, Blue Cheer, Aerosmith, Guns n' Roses, Scorpions e Van Halen também acompanharam o estilo.

• Glam rock: Rock com purpurina e salto alto, os nomes mais conhecidos internacionalmente são: New York Dolls, Gary Glitter, T-Rex, David Bowie, Roxy Music, Slade, Heart etc. No Brasil o grande representante do Glam Rock foi o grupo Secos & Molhados, que surgiu nos anos 70.

• Punk rock: O punk rock foi o estilo que surgiu no final dos anos 70, quando o rock estava sofrendo um momento de impopularidade e as apresentações ao vivo não estavam fazendo muito sucesso. Pregava o jeito "eu não sei tocar mas vou aprender ao vivo mesmo" de fazer música, em direta oposição ao som extremamente esmerado do progressivo. Defendia a rebeldia e de certa forma herdou do rock a crítica social. Como principais nomes podem ser citados: Iggy Pop & The Stooges (os primeiros a delinear a sonoridade punk, ainda no final da década de 60),The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Television, Ramones, Bad Religion, entre outros.

DÉCADA DE 80: PESO, ATITUDE E COMERCIALIZAÇÃO

• Hair Metal: Nos anos 80 o hard rock "setentista" sofreu algumas evoluções e mudanças, bandas ia o topo das paradas nos anos 90, Mr. Big, Skid Row, Quiet Riot, Twisted Sister.

• New wave: É um intermediário entre o pop e o punk. Recebeu também influências da disco music e dos ritmos jamaicanos reggae e ska. Seus principais nomes foram: B-52´s, Talking Heads, The Police, Duran Duran dentre outros

• Heavy metal: Também conhecido como New Wave of British Heavy Metal, baseado no hard rock, já existiam músicas e bandas de heavy metal na década anterior, como Judas Priest e Motörhead, mas foi nos anos 80 que surgiu a qualidade musical e destreza de seus músicos. Entre os exemplos citam-se Iron Maiden, Judas Priest, Helloween, Motörhead, Saxon, Accept, Def Leppard, entre vários outros em suas subdivisões.

• Thrash metal: O thrash metal é um estilo musical caracterizado por um ritmo acentuadamente mais rápido do que o heavy metal, porém usualmente com uma bateria mais estática, com menos repiques. As letras são usualmente gritadas pelos vocalistas, numa espécie de tentativa de se adequar aos temas violentos por elas retratadas. Entre os exemplos citam-se Metallica (primeiros trabalhos), Megadeth, Slayer, Sodom, Anthrax, Pantera e Sepultura.

• Black metal: Influenciado pelo thrash metal (vide acima). O black metal é um sub-gênero do heavy metal com vocais guturais e os instrumentos muito mais pesados (além de passagens características de música erudita, em alguns casos), suas músicas falam contra religiões monoteístas e falam sobre satanismo e paganismo. Entre os exemplos citam-se Venom (precursores do estilo), Mercyful Fate, Mayhem, Burzum, Dimmu Borgir e Cradle of Filth.

• Death metal: O death metal possui algumas semelhanças com o black metal mas é mais técnico, mais veloz e não critica com tanta intensidade as religiões, a maior parte de suas letras fala sobre morte, violência e niilismo. Entre os exemplos citam-se Death, Morbid Angel, Cannibal Corpse, Carcass, Brujeria e Napalm Death.

• Gothic: Em música, chama-se de gótico, em geral, o rock lento, de predominância de tons menores, que gera um clima de tensão nos ouvintes. Freqüentemente trata de passagens tristes e melancólicas em suas letras. Outra característica do gótico é o uso de aparatos de música eletrônica. Exemplos: Joy Division (considerados os precursores do estilo), The Cure, Bauhaus, Echo & The Bunnymen, Sisters of Mercy, Siouxsie & The Banshees. Muitas bandas de metal melódico também podem ser consideradas góticas por seguirem à risca este padrão, como Nightwish, Lacrimosa, After Forever, Lacuna Coil, Edenbridge e Epica.

• Hardcore: Dead Kennedys, NOFX, Discharge e Exploited são apenas alguns dos mais mundialmente queridos desta variante do punk, muito mais barulhenta e politicamente orientada (por isso denominada por alguns de "anarco-punk"). No Brasil Replicantes e Ratos de Porão são as mais conhecidas pelo grande público.

DÉCADA DE 90: A REBELDIA VOLTA, MAS MORRE

• Britpop: algumas bandas inglesas, que por possuírem uma estética similar, embora sem representar um movimento unitário, costumam ser denominadas britpop. Entram nesta denominação grupos pop como Blur e Oasis assim como grupos menos comerciais como Pulp, Suede, The Stone Roses e Supergrass.

• Grunge: este estilo se assemelha ao punk, mas o grunge tem um cuidado menor na polidez do som (daí o nome do estilo: grunge é um adjetivo em inglês que tem um significado próximo a "sujo") e letras relacionadas com depressão e angustia. Grandes nomes desse estilo foram: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Mudhoney, Screaming Trees e Stone Temple Pilots. O Foo Fighters, embora originado deste movimento, demonstra uma maior polidez em sua sonoridade, não sendo portanto comumente categorizado como grunge.

• Riot grrrl: A grosso modo, uma versão feminina do grunge, porém com letras que deixam transparecer o ativismo pela causa feminista. Suas representantes incluem L7, Bikini Kill, Babes in Toyland e Bratmobile.

• Neo-Psicodelismo: os ideais de paz e amor são retomados, mas sem a ingenuidade dos anos 60. Exemplo de bandas: U2 (oriundo do movimento pós-punk do início da década de 80), Smashing Pumpkins, Black Crowes, Cake, R.E.M., entre outros.

• Funk metal: Inspirado no balanço “funky” misturado a outras vertentes como o "Heavy Metal", o funk metal tomou forma nos anos 90, principalmente por causa de: Red Hot Chili Peppers, Living Colour, Faith No More e Rage Against the Machine.

• Metal melódico: Uma vertente do Heavy Metal com muita técnica por parte de seus músicos, é uma das vertentes mais trabalhadas do Heavy Metal, tanto por parte dos vocalistas como dos instrumentistas. Também pode ser denominada como power metal. Bandas como Angra, Blind Guardian, Hammerfall, Rhapsody e Helloween são algumas das mais populares.

• Prog Metal: Aliando o peso do heavy metal à psicodelia do rock progressivo, algumas bandas deste estilo fazem de seus membros referências para os entusiastas do heavy metal e, em alguns casos, do rock de uma forma geral. O exemplo mais proeminente é o Dream Theater, cujos integrantes são cultuados por seu talento (como o guitarrista John Petrucci, o tecladista Jordan Rudess e o baterista Mike Portnoy). Outros exemplos de bandas neste estilo incluem, Savatage, Evergrey.

• Indie-Rock: Bandas de garagem que participam do circuito "independente", fora do mainstream, como Radiohead, Pixies, The Strokes, White Stripes, Coldplay, Travis e Belle & Sebastian, além de algumas bandas britpop.

• New metal: Também conhecido como nu-metal, é caracterizado por bandas que misturam passagens em estilo de rap ou de música eletrônica à sonoridade do rock pesado. Por conta disso, é ignorado pelos entusiastas puristas de heavy metal. Bandas deste estilo incluem System Of A Down, Slipknot, Korn, Static-x, Limp Bizkit, Linkin Park, Adema e Deftones. Alguns atribuem a origem do estilo ao funk metal, enquanto outros remetem à sonoridade adotada pelo Pantera a partir do seu quinto disco, Cowboys From Hell (91), e seguida por outras bandas, especialmente o Sepultura.

• Metal industrial: Também faz uso de música eletrônica em conjunção com o rock, mas ao contrário do new metal, praticamente não há elementos sonoros de rap. Exemplos incluem Marilyn Manson, Rammstein, Fear Factory, Killswitch Engage e Disturbed.

• Pop punk: Estilo vindo da mistura entre o punk rock original, straight edge e grunge, cujas composições retratam, antes de tudo, a descompromissada vida adolescente, embora isto não seja uma constante. Grupos que se consagraram neste estilo incluem Green Day, Blink-182, Sum 41 e Offspring (esta ultima, a mais enraizada no hardcore).

• Visual Kei: Estilo originado no Japão que combina diversos estilos como Gótico, Punk, Metal, Ska, Pop Rock, etc, de uma maneira muito peculiar, apresentado sob uma imagem carregada e andrógina. Alguns representantes: X JAPAN, LUNA SEA, Dir en grey, L'Arc~en~Ciel e MALICE MIZER.

DÉCADA DE 2000: 15 MINUTOS DE FAMA

Característica dessa década é a curta popularidade/auge das bandas. O sucesso vem e vai tão rápido quanto chega, mas claro, todas as bandas continuam com suas parcelas de fãs depois de seus ’15 minutos de fama’.
Com o Pop dominando as paradas, o rock parecia ter perdido a força, até que de Nova Iorque 5 garotos jovens, junkies e sujos aparecem com um EP com 3 musicas chamado The Modern Age. Com o surgimento desta banda, denominada The Strokes, o pop insosso e vago que predominou as paradas no final da década anterior dá lugar a algo mais consistente, que não depende de um único sucesso para vender um álbum, mas valoriza todas as músicas nele contidos. Mas não foram só os Strokes que viraram queridinhos da mídia: The Vines, Yeah Yeah Yeahs, Interpol, Libertines e, principalmente, White Stripes tambem foram chamados de "the next big thing" pelo fato. dys e The Rapture também fazem parte deste movimento, além do Guns N' Roses, ensaiando a volta com o mais que aguardado álbum Chinese Democracy .
Paralelamente, o movimento emo, abreviação de Emotional Harcore, explodiu entre 2004 e 2005. Gerado a partir do pop punk (estilo punk característico da década de 90 caracterizado, entre outros, por Green Day e Blink-182) e do straight edge (variação do punk criada pela banda Minor Threat), esse estilo se caracteriza pelas músicas emotivas, um publico mais jovem, o que reflete na imagem das bandas e artistas representativos do estilo: Good Charlotte, My Chemical Romance (ambas americanas), Simple Plan e Avril Lavigne (ambos canadenses) no cenário internacional, e CPM 22, Fresno, Hateen, ForFun e NxZero no Brasil. Assim como o new metal em relação ao heavy metal tradicional, o estilo emo é consistentemente renegado por punks puristas, devido à noção de "atitude" pregada pelo emo, em alguns pontos oposta à original, por ser considerada "politicamente correta" demais. Mas na realidade isso é apenas uma moda inventada, pois o emo na realidade é uma vertente do Hnal dos anos 80, por bandas que tinham letras de amor intermináveis apontando para o suicídio e etc.ROCK AND ROLL


Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_and_roll

Comentários